quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ESTUDO




Todos sabemos que o Aloe Vera tem mais usos que um canivete suíço, mas começo a pensar que esta planta é infinita.

Um estudo publicado pela American Chemical Society (www.acs.org) (Sociedade Química Americana) e dirigida pelo investigador espanhol Daniel Valero da Universidad Miguel Hernández de Alicante realizou uma investigação (http://pubs.acs.org/cgi-bin/abstract.cgi/jafcau/2005/53/i20/abs/jf050962v.html)
sobre a conservação de frutas e vegetais à base de aloe Vera, tendo chegado à conclusão de que uma capa de aloe é um complemento saudável e fresco para acrescentar aos vegetais e que alarga substancialmente o período de conservação.

A experiência consistiu em conservar dois grupos de uvas a baixa temperatura, o primeiro grupo barrado com gel de aloe e o outro sem nenhum aditivo. O segundo grupo deteriorou-se em 7 dias, enquanto que o primeiro demorou quase 35.
Os investigadores acreditam que o aloe interage com os diferentes elementos, mas são os polissacáridos os que parecem funcionar como barreira natural para a humidade e oxigénio. Além disso, o Aloe atua também como agente antibacteriano atrasando o aparecimento de fungos e inibindo os microorganismos responsáveis por estragar as nossas frutas e vegetais.

Já imaginaram um conservante à base de Aloe ?...Eu já, por acaso. Já sei o que fazer quando se avariar o frigorífico J


Um abraço,


Joaquin Garcia

Sem comentários:

Enviar um comentário